9 de mai. de 2019

[CGADB] - Começa neste mês a EB Online com o curso de Psicologia Pastoral


Pastores adimplentes com a anuidade de 2018 podem confirmar inscrição no site da CGADB


A CGADB lançou na 44ª AGO realizada no mês passado em Belém do Pará, a Escola Bíblica Online em parceria com a faculdade FAECAD e apoio da CPAD, para fornecer aos pastores filiados à Convenção Geral cursos de formação continuada para melhor desenvolvimento do ministério cristão. Será oferecido um curso por ano dividido em dois níveis, o básico e o avançado, um em cada semestre.

Neste ano, o curso será o de Psicologia Pastoral ministrado pelo pastor e psicólogo Jamiel Lopes, com participação de pastores experientes como José Wellington Bezerra da Costa, Elienai Cabral, Esequias Soares, Elinaldo Renovato de Lima e Douglas Baptista.

O nível básico do Curso de Psicologia Pastoral tem um módulo único e é gratuito para os pastores filiados à CGADB adimplentes com anuidade de 2018 até 30 de abril deste ano. Estes membros adimplentes estão automaticamente inscritos na plataforma Moodle-FAECAD e podem acessar o site da CGADB, de 2 a 31 deste mês, para confirmar sua inscrição.

Após confirmada a inscrição, o nível básico deverá ser estudado a partir do primeiro dia do mês de junho, durante 30 dias, alcançando a duração de 30 horas/aula. O tema do módulo único é Psicologia e Desenvolvimento da Personalidade.  Na primeira semana, o aluno vai estudar Psicologia e Desenvolvimento Humano – Infância; na segunda semana, Desenvolvimento Humano – Adolescência, Jovens, Adultos e Terceira Idade; na terceira semana, Definições, Formação e Distúrbios da Personalidade; e na quarta semana, Personalidade e Possessão Demoníaca.

O curso é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado de Moodle-FAECAD. Após a inscrição no nível básico, o aluno terá acesso a uma seção introdutória denominada de “Orientações”. Nela haverá o seguinte conteúdo: Fórum de Notícias; Texto – Ementa do Nível; Texto com gráficos – Instruções de Como Usar a Plataforma Moodle-FAECAD; e Power Point – Como Estudar a Distância?

Em cada seção haverá um texto introdutório de explicação da seção (duas páginas), a leitura do livro textoPsicologia Pastoral (CPAD) e de outros textos, vídeos sobre o tema da semana e material complementar. Para as leituras, pede-se do aluno uma dedicação média de 4 horas semanais, incluindo espaço para anotações. Já os vídeos semanais terão a um tempo total de aproximadamente uma hora e meia. No final de cada seção haverá uma avaliação com duas a três questões objetivas totalizando dez questões. Após a realização dessas avaliações ficará disponível para o aluno a avaliação final, que corresponde ao conteúdo das quatro seções. Serão dez questões objetivas. Para as avaliações parciais o aluno terá 20 minutos para realizá-las e três tentativas. Para a avaliação final o aluno terá 1 hora para realizá-la e três tentativas.

Para a realização do curso o aluno precisa ter acesso ao um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

A aprovação do aluno é dada após o aluno assistir 100% das aulas gravadas, a leitura dos textos sugeridos e a realização das avaliações parciais e final. A média para a aprovação na avaliação final é 6,0.

Após concluir o nível básico, o aluno receberá o Certificado de conclusão do Curso de Extensão em Psicologia Pastoral – Básico (30 horas), expedido pela FAECAD. O Certificado deverá ser emitido pelo aluno pela plataforma Moodle-FAECAD após a realização da avaliação final.

A partir de 1º de agosto, serão abertas as inscrições para o nível avançado que deverá ser estudado durante os meses de setembro e outubro deste ano, totalizando a duração de 60 horas/aula. A carga horária dos níveis é calculada por meio da média de tempo necessário para as leituras e anotações, para assistir os vídeos, para pesquisas no material complementar e para a realização das avaliações parciais e a final.

O nível avançado terá dois módulos que vão tratar dos seguintes assuntos: Pastor, Liderança e Gerenciamento Pessoal; Conflitos Pessoais, Emoções e Sentimentos; As Relações Humanas e o Próximo; O Líder, os Conflitos e a Ética Cristã; O Ministério do Aconselhamento e o Cuidado; Aconselhamento Cristão: Prática, Programa e Ética; Aconselhamento Cristão: Prática, Programa e Ética; Temas Importantes Tratados no Aconselhamento I; e Temas Importantes Tratados no Aconselhamento II.

O nível avançado terá o custo de R$ 100,00 em parcela única.Os ministros aprovados no nível básico do curso terão direito a 20% de desconto sobre o valor da inscrição do nível avançado. Portanto, o custo será de R$ 80,00 em parcela única.

Todos os ministros cadastrados na CGADB, tanto adimplentes e inadimplentes, poderão se inscrever no nível avançado acessando o site da CGADB (http://www.cgadb.org.br) - ESCOLA BÍBLICA ONLINE - Psicologia Pastoral – Nível Avançado - Quero Me Inscrever.

A plataforma estará disponível em até 72 horas após o pagamento do boleto (considerar até 3 dias úteis) que será gerado após o preenchimento e confirmação dos dados. Poderá visualizar o estudo da seção introdutória denominada “Orientações”. Porém, a primeira aula somente estará disponível a partir de 1º de setembro.