21 de ago. de 2020

Agosto mês do aniversário de 105 anos da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas

 Atual presidente pastor José Orisvaldo Nunes de Lima fala sobre a data em vídeo; assista aqui


No dia 21 de agosto de 1915, chegava ao porto de Jaraguá o missionário Otto Nelson, procedente de Belém do Pará. O evangelizador sueco empreendera uma longa viagem de nove dias até a capital alagoana, Maceió, para continuar a grande obra iniciada por Gunnar Vingren e que viria a se tornar a Assembleia de Deus, pioneira da doutrina pentecostal em Alagoas.

Após o seu desembarque, Otto Nelson dirigiu-se a uma humilde residência que pertencia ao pescador Balbino Gomes, localizada na Rua dos Pescadores, atual Rua José Marques Ribeiro, no bairro do Trapiche da Barra. O pescador Balbino Gomes era uma das seis pessoas que haviam se convertido no período em que o missionário Gunnar Vingren havia visitado Alagoas, e, agora, tornar-se-ia o hospedeiro de Otto Nelson.

Quatro dias após a sua chegada, precisamente em 25 de agosto de 1915, Otto Nelson realizou oficialmente o primeiro culto da Assembleia de Deus de Missão em Alagoas, na Rua dos Pescadores, no bairro do Trapiche da Barra. A partir desse primeiro encontro, a igreja começou um processo de expansão vertiginoso, espalhando-se para outros bairros da capital, como Ponta da Terra, Bom Parto, Bebedouro e Farol.

Os desafios da obra missionária também foram sentidos pelo evangelizador, que enfrentou provas e perseguições para alcançar aqueles pelos quais Jesus deu a vida. Todavia, Otto Nelson seguiu firme em seu propósito de fazer discípulos de Cristo, pregando a mensagem do Evangelho não só na capital, mas expandindo a evangelização para o interior de Alagoas; neste período, ele deixa com a esposa, Adina Nelson, a liderança do trabalho na capital e viaja sozinho para ganhar almas em algumas cidades e vilas interioranas.

O missionário também foi responsável pela construção do primeiro templo da Assembleia de Deus no estado. Após cinco anos de intenso trabalho, Otto Nelson, acompanhado de sua esposa, viaja para a Suécia e Estados Unidos, onde apresenta a necessidade do templo em Alagoas. Ele consegue recursos suficientes para iniciar a construção e em 22 de outubro de 1922 foi inaugurado o templo sede, com capacidade para acomodar cerca de trezentas pessoas e sendo o terceiro templo da Assembleia de Deus no Brasil.

Hoje, a igreja, que no início começou com cerca de seis pessoas, possui mais de 150 mil membros, que louvam e glorificam a Deus em todo o Estado. Atualmente a denominação possui mais de 1.500 templos em todo o Estado Alagoas.

Após Otto Nelson, o primeiro presidente da igreja, até 1930, outros sucederam para dar continuidade à obra iniciada de forma simples pelo sueco. Seguiram na direção da igreja alagoana os seguintes pastores: Antônio Rego Barros (1931-1963); Gustav Arne Johansson (1963-1965); Jovenal Pedro da Silva (1965-1971); Manoel Pereira Lima (1971-1986), José Antonio dos Santos (1986-2015) e José Orisvaldo Nunes de Lima, atual presidente.

Da Redação/AD Alagoas

portaladalagoas@gmail.com