30 de jun de 2011

Sessão Solene na Câmara de Vereadores em Curitiba presta homenagem aos 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil

Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby recebeu a homenagem com a IEADC

Da esquerda para direita: Vereadora Noemia Rocha, Pr. Gilmar Andrade - Vice presidente da IEADC,
Pr. Wagner Gaby - Presidente da IEADC, Vereador Mário Celso,
Vereador João Claudio Derosso - Presidente da Câmara Municipal de Curitiba,
Marlene Skolimovski da Silva Lemes - Neta do fundador da IEADC (Pr. Bruno Skolimovski)

Foi realizada na noite do dia 22 de junho de 2011, quarta-feira, uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores em Curitiba, em homenagem aos 100 anos da Assembléia de Deus no Brasil. A homenagem foi proposta pela vereadora Noemia Rocha, que é membro da Assembléia de Deus em Curitiba.

Trechos do discurso da vereadora Noemia Rocha:

"Constitui-se um grande privilégio participar dos 100 anos das Assembleias de Deus no Brasil, quando nasci meu pai já era pastor. Me sinto inclusa nesta história que começou em Belém do Pará, em 1910, quando Daniel Berg e Gunan Vingren, jovens suecos vieram trazer as boas novas do pentecoste, e, em 18 de junho foi fundada juridicamente a Assembleia de Deus. Este evangelho se propagou por todo o pais".
"O pastor Bruno Skolimowsky, que chegou aqui em 19 de outubro de 1928, foi o fundador da Assembleia de Deus em Curitiba. Juridicamente em 07 de agosto de 1929, data do dia e mês de aniversário de meu pai, pastor Glicério Gonçalves da Silva. O pastor Bruno Skolimowsky procedendo de Petrópolis, Rio de Janeiro, sentiu de Deus que deveria vir ao Estado do Paraná pregar o evangelho aos poloneses em sua própria língua. Sabendo que aqui não havia nenhuma igreja pentecostal, ficou sozinho aqui até março de 1929 e então trouxe toda família. Os cultos eram realizados na rua Silva Jardim, depois Ébano Pereira e mais tarde Visconde do Rio Branco. Em meados de 1937 foi adquirido o local na Av. Cândido Abreu 367. Local onde a sede da Assembléia de Deus permanece até hoje. De 1939 até 1942 pastor Clímaco Bueno Aza. Em 1942 o missionário Simon Lundgren assumiu a igreja, junto com sua esposa Linéia. Em 1945, Simon Lundgren retornou à Curitiba, ficando até 1957. Após, a presidência da Assembleia de Deus foi assumida pelo pastor Delfino Brunelli, que ficou no comando de 1957 à 1959. Este foi substituído pelo pastor Daniel Tavares Beltrão que ficou 7 meses na presidência. Na sequencia, o pastor Agenor Alves de Oliveira assumiu o posto de presidente de 1960 até 1962. Em 6 de março de 1962 chegou em Curitiba o pastor José Pimentel de Carvalho, um homem que veio na direção de Deus, pastoreando Curitiba, como presidente, até sua morte em 24 de fevereiro de 2011".

"Em 27 de março, dirigido pelo Espirito Santo de Deus, para que num processo democrático fosse escolhido o novo presidente da IEADC, com quatro pré-candidatos eleitos pelo ministério, colocando o ministério e membros com direito a voto, o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby foi eleito presidente da Assembleia de Deus aqui na capital".


Pr. Gilmar Antônio de Andrade e Pr. Wagner Gaby

Pr. Gilmar, Vereadora Noemia Rocha, Pr. Wagner Gaby



Fotos Ulisses Camargo
Fonte: IEADC