29 de jun. de 2017

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia líder da AD

Pastor Adalberto Dutra, 5º secretário da CGADB recebeu Medalha do Mérito Farroupilha

Pastor Dutra preside a AD em Caxias do Sul e a Convenção da AD no
Estado Gaúcho
  
O Parlamento gaúcho concedeu ao presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS), pastor Adalberto dos Santos Dutra, a Medalha do Mérito Farroupilha, em cerimônia realizada no início da tarde desta quarta-feira (28), no Salão Júlio de Castilhos. A homenagem, proposta pelo deputado Marcelo Moraes (PTB) a pedido do suplente de deputado Jurandir Maciel (PTB), contou com a participação de parlamentares e membros da comunidade evangélica.

O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), disse que aproximar o Parlamento da população não significa apenas abrir as portas da Assembleia Legislativa, mas acolher, reconhecer e respeitar a crença das pessoas. “Esta homenagem dignifica o Parlamento, pois reconhece a trajetória de alguém que soube semear e, por isso, colhe bons frutos”, ressaltou.

Maciel justificou a homenagem, lembrando que o pastor preside uma instituição presente em 497 municípios gaúchos, que trabalha pelo fortalecimento da família e do amor fraterno. “A Assembleia de Deus reúne mais de 500 mil membros e conta com 4500 templos e congregações. Para se ter uma ideia, o número de fiéis corresponde a 2,5 vezes as torcidas do Grêmio e do Internacional somadas”, comparou. Ele afirmou ainda que o pastor Adalberto é “um líder servidor que ao longo de sua existência optou por socorrer os mais necessitados”.

O pastor disse que “o momento marcará sua caminhada” e que tributa a Deus a homenagem. “A Assembleia de Deus trabalha pelo fortalecimento da família. Quando tivermos isso, teremos um País abençoado, pois a Pátria é a família ampliada”, apontou.

Trajetória

Natural de Tucunduva, o pastor Adalberto iniciou a vida religiosa em 1965 e, três anos depois, se tornou diácono da Igreja, passando à condição de presbítero em 1969. Em 1973, assumiu o setor eclesiástico da Igreja de Horizontina e, em 1976, foi consagrado evangelista e pastor.

Na década de 80, atuou em Porto Lucena e Palmeira das Missões, município em que construiu 58 templos dedicados aos segmentos menos favorecidos da população.

Nos anos 80 e 90, teve atuação destacada junto à Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS), entidade da qual foi assessor, secretário, vice-presidente e presidente por três gestões.

Em 1998, foi empossado como pastor presidente da Assembleia de Deus de São Leopoldo, implantando diversos trabalhos junto à comunidade, especialmente, na área da assistência social. Foi também presidente do Projeto Cidadão da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e da União dos Ministros da Assembleia de Deus dos Estados da Região Sul (UMADERSUL).

O pastor Adalberto teve também atuação na área sindical, sendo sócio-fundador do Sindicato Metal-mecânico e Elétrico de Horizontina, município no qual ajudou a fundar a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). O homenageado é formado em Teologia pela FAETEL-SP e acadêmico de Psicologia na FEEVALE.

Presenças


Prestigiaram a cerimônia os deputados Ronaldo Santini (PTB) e Missionário Volnei (PR); o chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Williz Taranger; o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino; e o superintendente do Trabalho do Rio Grande do Sul, José Francisco Cândido.

FONTE: Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul