16 de jun. de 2014

AD Ministério de Catanduva (SP) - Após Eleição Igreja tem novo Presidente

Em eleição determinada pela Justiça, Pastor Benedito foi eleito com 723 votos


O pastor Benedito Pinto, 67 anos, é o novo presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Catanduva, que até então vinha sendo conduzida por seis interventores nomeados pela Justiça. Benedito foi eleito no último domingo, 18, com 723 votos pela chapa ‘Renovação e Transparência’.

De acordo com um dos interventores, Daniel Palmeira, após liminar da Juíza de Direito, Ligia Donati Cajon, da 3ª Vara Cível, os interventores realizaram a preparação das eleições e formação de chapa durante um mês. A campanha teve a participação de cinco chapas, com dez membros cada. Ainda segundo o interventor, dos mais de 4 mil membros que a igreja possui, apenas 1678 (41,95%) participaram da votação.


“Nós cumprimos com todo o rigor que foi determinado pela juíza Drª .Lígia , o registro das chapas ocorreram em abril, houve um mês de campanha, nas 38 igrejas do Ministério, com eleição marcada para o dia 18 de maio”, explicou Palmeira.

A primeira chapa teve o pastor Isaias Siqueira Fontes Junior como candidato e obteve 193 votos; a segunda chapa com pastor Elieser Canossa, perdeu a eleição por apenas 63 votos, com 660 votos; a 3ª chapa com o pastor Natanael Braga Antonio recebeu 81 votos, a 4ª chapa foi a do Pastor Benedito, com 723 votos e a 5ª chapa, foi liderada pela Pastora Maria Lúcia Machado Moraes (esposa do ex-presidente da igreja, Paulo Sérgio Moares Dutra que vem sendo investigado pela 2ª Vara Criminal em Catanduva por possíveis delitos de apropriação indébita, sonegação fiscal, estelionato, e enriquecimento ilícito) e obteve 21 votos.

A eleição foi realizada das 9 às 17 horas, do dia 18 de maio, na sede da Igreja, acompanhada dos interventores nomeados pela Juíza e a apuração teve resultado por volta das 20 horas. 

A nova diretoria do Ministério é formada por: Presidente – Benedito Pinto, 1º vice-presidente – pastor Otni de Castro, 2º vice - Amarildo Braga , 1º tesoureiro  Airton Panachoni, 2º tesoureiro – Lerci Fernandes, 1º secretário – pastor Robson Luis Minchão, 2º pastor Adalto Orlando Oliveira, e no Conselho Fiscal, os pastores: Luiz Carlos Arone, Isac dos Reis, e Ivair Adami.

PASTOR 
Benedito Pinto tem 67 anos, é casado, tem quatro filhos e seis netos. Reside em Catanduva e há 47 anos vem dirigindo igrejas do Ministério de Catanduva (Palmares, Catiguá, Pindorama). Foi responsável geral pelas construções da maioria das igrejas do Ministério de Catanduva. “Espero que Deus me abençoe e as coisas sejam normalizadas, havia certas dificuldades e já estamos trabalhando na reunião com a Diretoria”, disse o Pastor.

A última igreja que o pastor dirigiu foi em Paraíso, em setembro de 2013, onde segundo informações do interventor Daniel Palmeira, foi exonerado do cargo, por não concordar com normas naquela igreja. E se uniu ao grupo do qual hoje, forma a atual diretoria. 

ENTENDA
Com a saída do pastor Paulo Sérgio Moares Dutra, a esposa Maria Lúcia Moraes assumiu o cargo de presidência, mas em seguida renunciou em favor do Pastor Lucas Martins. Em dezembro de 2013, uma média de 40 membros inconformados com o cargo ocupado pelo pastor Lucas Martins que estava na presidência há seis meses, apontou que sua posse ocorreu de forma ilegal – não foi feita da forma em que consta no Estatuto da Igreja - e a acusação foi avaliada pelo jurídico. Sem uma legítima eleição.

Em 09 de março 2014, a Juíza de Direito, Ligia Donati Cajon, da 3ª Vara Cível, concedeu liminar que destituiu o pastor Lucas Martins do cargo da presidência da unidade, e toda a diretoria da igreja. E nomeou seis interventores, para promover uma nova eleição dentro dos trâmites legais e determinados pela mesma. 

FONTE: O Regional



Fachada do templo-sede da AD Ministério de Catanduva