25 de jun. de 2018

Assembleia Legislativa de MG comemorou os 80 anos da AD em Betim

Sessão Solene proposta pelo Deputado Vanderlei Miranda reuniu centenas de Assembleianos de MG em 14 de junho na ALMG


O plenário Presidente Juscelino Kubitchek no Palácio da Inconfidência da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, na noite de 14 de junho de 2018, foi palco de uma linda festa de louvor e adoração a Deus. Por propositura do Deputado Estadual, Vanderlei Miranda (MDB), aconteceu a sessão solene em homenagem aos 80 anos da Assembleia de Deus em Betim.

Felizes e gratos pela homenagem, centenas de membros e obreiros da Igreja mineira, membros da Diretoria da AD Betim e da Convenção CIMADEMIGO, sob a liderança de seu pastor presidente, Nehemias Gaspar de Araújo que é membro da Diretoria da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), lotaram as dependências da casa de leis.

A reunião foi marcada por momentos de reconhecimento do poder público para com o trabalho desenvolvido pela Igreja de Betim especialmente nos últimos anos sob a liderança dos pastores José Rodrigues de Araújo, presidente de honra e Nehemias Gaspar de Araújo, atual presidente e também por louvores de adoração a Deus através do conjunto de jovens e do coral da Igreja.

História - Em Minas Gerais, a história da Assembleia de Deus começou quando o pastor da igreja do Pará, José Plácido da Costa, chegou a Belo Horizonte em 1927. Em 1956, foi inaugurada, na Rua São Paulo, a sede da igreja no Estado. Entre as pessoas que se destacaram ao longo da história da instituição em Minas estão Clímaco Bueno Aza, Nils Kastberg e Anders Johnson.

Ainda segundo a igreja, a implantação da Assembleia de Deus em Betim ocorreu em virtude da política sanitarista do médico e cientista Oswaldo Cruz. Essa política criou nos estados centros de tratamento para a hanseníase. Em Minas, um deles foi a Colônia Santa Izabel, em Betim, que abrigava doentes de várias partes do Estado. Muitas dessas pessoas começaram a formar a igreja no ano de 1938. Atualmente, a AD Betim possui 85 templos e aproximadamente 12 mil fiéis. Hoje, a igreja realiza trabalhos sociais não só em Betim, mas também nas cidades próximas, além de ofertar uma escola de ensino fundamental para cerca de 600 crianças.

"Essa é uma marca muito importante para uma entidade, principalmente se considerarmos que nos dias atuais poucas instituições chegam a alcançar tamanha longevidade, após enfrentar tantas turbulências e situações difíceis, como sabemos que acontece com as igrejas evangélicas", afirmou o deputado Vanderlei Miranda.

No mês de setembro uma série de eventos será realizada pela Igreja para também festejar esta data histórica.

Por Tiago Bertulino com fotos de Guilherme Bergamini/ALMG e informações da AD Betim.