31 de jul. de 2020

Morreu o pastor Salatiel Fidélis da AD em Governador Valadares (MG)


Morreu na manhã de quarta-feira, 29 de julho de 2020, no hospital da Unimed em Governador Valadares (MG), onde estava internado desde a semana passada, o pastor Salatiel Fidélis de Souza, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no município. Segundo informações, pastor Salatiel faleceu em decorrência da Covid-19.

Uma história de dedicação ao Evangelho que ficará para gerações futuras, este é o legado de quem com firmeza difundiu a Palavra de Deus, levando-a aos mais distantes rincões. Pastor Salatiel abriu mão de seu patrimônio pessoal para fundar no Leste de Minas a agremiação eclesiástica e por mais de 50 anos foi pura dedicação à obra de evangelização.

Salatiel Fidelis de Souza é natural de Caratinga, casado com Cleide Fidelis, tem quatro filhas e dois filhos e vivia em Valadares há 49 anos; cidadão honorário valadarense, há 49 anos presidia a Assembleia de Deus, campo de Governador Valadares. O pastor foi ministro do Evangelho por 69 anos.

BIOGRAFIA DO PASTOR SALATIEL

Pastor Salatiel Fidélis de Souza (1929-2020) - Consagrado pastor em 30 de abril de 1951.


Evangelista, pastor, dirigente de Assembleias de Deus nas regiões mineiras de Caratinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadares. Salatiel Fidélis de Souza, nasceu dia 19 de outubro de 1929, no município de Iapu (MG), sendo seus pais o casal José Fidelis de Souza e Maria José de Souza.

Em 17 de maio de 1950, casou-se com Edite Marques de Souza, tendo nascido dessa união os filhos: Ilsemis, Irnás, Irsimeí, Irmeir, Irsení e Irdeir.

Antes de converter-se ao evangelho na Assembléia de Deus, o biografado enfrentou algumas dificuldades em sua família, que pertencia a Igreja Presbiteriana. O jovem Salatiel começou a frequentar a reunião dos pentecostais da AD, mas sem tomar decisão. O pai, José Fidelis, vendo a sua transformação, converteu-se antes dele. O velho José Fidelis, foi um dos primeiros crentes da Assembleia de Deus em Iapu (MG).

Salatiel tomou sua decisão ao lado de Cristo dia 18 de julho de 1948. Logo após, dia 19 de agosto do mesmo ano, foi batizado com o Espírito Santo. Seu batismo nas águas ocorreu dia 21 de novembro de 1948, em São José do Bugre, em Iapu, sendo batizado pelo pastor Geraldo Sales.

Sentindo que Deus tinha um plano em sua vida, o biografado começou a cooperar na igreja, onde dirigia cultos e pregava a Palavra de Deus. O pastor José Gonçalves de Oliveira, que era o pastor do Campo de Caratinga, vendo que aquele jovem tinha uma chamada divina, o separou para o trabalho e o enviou inicialmente para a sede do campo, em 05 de janeiro de 1951. Logo depois, em 30 de abril do mesmo ano, Salatiel foi consagrado ao ministério, tendo pastoreado diversas igrejas naquele campo.

Aos 28 de fevereiro de 1957, chegou a Coronel Fabriciano para somar forças com os poucos obreiros que atuavam nessa região. Aqui trabalhou primeiramente sob a liderança do pastor Geraldo de Freitas e em seguida com o pastor José Alves Pimentel. Em 05 de fevereiro de 1958, assumiu a direção da igreja em Nova Era. Nessa época abriu trabalhos em diversos lugares e realizou o primeiro batismo em Santana de Ferros. Aos 07 de julho de 1960, foi transferido para a cidade de Joanésia, onde ficou por seis meses. Retornando ao campo de Caratinga, dirigiu mais algumas igrejas.

Em 14 de julho de 1972, transferiu residência com a família para a cidade de Governador Valadares. Trabalhando inicialmente como pastor auxiliar, o biografado exerceu por algum tempo o cargo de vice-presidente da igreja, ao lado do pastor Geraldo Sales.

Em 1975, com o falecimento do pastor Sales, vítima de acidente automobilístico ocorrido na BR 116, próxima a cidade de Engenheiro Caldas, Salatiel assumiu, interinamente, o pastorado da AD de Governador Valadares, efetivando-se no cargo, em janeiro de 1976, quando foi eleito pastor-presidente daquele grande campo ministerial.

A Igreja Assembléia de Deus em Governador Valadares, fundada pelo pastor Ormídio Siqueira das Neves, considerado por muitos como o Apóstolo do Vale do Rio Doce, já de muito tempo é conhecida pelo seu dinamismo. Atualmente com centenas de congregações espalhadas por vários municípios mineiros, possuindo um atuante ministério composto de muitos pastores e mantendo missionários no exterior, a igreja prossegue em sua caminhada espiritual.

Confirmando sua vocação progressista a Assembléia de Deus em Governador Valadares, sabiamente presidida pelo pastor Salatiel Fidélis, em julho de 1998 inaugurou festivamente seu imponente templo-sede, construção de linhas arrojadas que o coloca como um dos templos mais belos do Estado de Minas.

No mês de janeiro de 2016, tendo em vista a jubilação do então vice-presidente do Campo de Governador Valadares, foi realizada uma reunião ministerial com o objetivo de eleger o novo vice-presidente, indicado pelo pastor Salatiel. Numa situação inédita, a maioria dos obreiros não aceitou o pastor indicado por ele e elegeu outro pastor como seu vice-presidente, que não foi aceito pelo presidente. Criou-se então um impasse, provocando uma crise administrativa que se arrasta por anos e até o momento não se chegou a nenhum resultado.

Espera-se que essa questão seja resolvida da melhor forma possível, porque depois de 67 anos de ministério e tendo desenvolvido um grande trabalho para Deus, pastor Salatiel Fidélis beirando já os 90 anos de idade, possa finalmente gozar de seu merecido descanso.

No dia 29 de julho de 2020, após alguns dias de internação por causa do Covid 19, pastor Salatiel Fidélis faleceu, tendo completado 70 anos de profícuo ministério e próximo de completar 91 anos de idade.