29 de jun. de 2012

Pastor Anselmo Silvestre recebe homenagens por seus 96 anos

Culto em ação de graças marcou aniversário do Líder da AD em Minas Gerais

Pastor Anselmo ao microfone, agradece a igreja observado pelo
amigo, pastor José Wellington Bezerra da Costa
O pastor Anselmo Silvestre, presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Minas Gerais (COMADEMG) e Presidente de Honra da AD em Belo Horizonte (MG), completou no último dia 1 de junho, 96 anos de vida. Para Homenagear o líder, foi realizado no templo-central da AD BH, hoje presidida por seu neto, pastor Moisés Silvestre Leal, um culto de gratidão a Deus na noite de 4 de junho.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e da AD no Belenzinho (SP), esteve presente na festa para prestigiar o amigo e companheiro, pastor Anselmo.



Em suas palavras o líder afirmou "pastor Anselmo é um patrimônio, uma reserva viva das ADs no Brasil, o trabalho que este servo do Senhor já desenvolveu para o Reino dos Céus, com toda certeza é um exemplo para todos nós".

O culto lotou o templo-central na Rua São Paulo, região central de BH, dezenas de obreiros e membros da região homenagearam o líder pela data festiva.

Pastor Anselmo além de presidir por mais de 60 anos a AD em BH, presidir a COMADEMG, já fez parte da diretoria da CGADB em vários mandatos, chegando a ser seu primeiro vice-presidente.

Confira abaixo um resumo da vida do pastor Anselmo Silvestre que é conhecido em todo Brasil por sempre começar suas palavras cantando o hino "Tem que começar pelo altar".

O Pastor Anselmo Silvestre tem sua história de vida e ministério entrelaçada com a história da Assembleia de Deus Mineira. Em seus primeiros 30 anos de existência, a igreja mineira foi presidida pelos pastores Clímaco Bueno Asa, colombiano; Nils Kastberg, sueco, e pelo pastor Algot Svenson, também sueco.

Com a morte do Missionário Algot Svenson na Suécia em 1958, os obreiros nacionais já existentes na Igreja indicaram para sucedê-lo o seu auxiliar, Anselmo Silvestre, que com a aprovação da Igreja, assumiu a direção do Ministério.

Desde então, o Pastor Anselmo Silvestre tem presidido a Igreja que, em 1979, sofreu nova mudança de denominação, passando a ser chamada Assembleia de Deus. Nesses mais de 50 anos à frente da Assembleia de Deus, o pastor Anselmo Silvestre empreendeu estratégias de crescimento da igreja,  descentralizando o trabalho, com a aquisição de imóveis tanto na capital como no interior do estado, e a construção de templos para a realização de cultos.

Muitas frentes de evangelização foram realizadas, com cruzadas evangelísticas, concentrações e outros eventos que difundiram o Evangelho, fazendo da Assembleia de Deus uma das maiores Igrejas no Estado.

Na área administrativa, o pastor Anselmo remodelou a igreja, criando departamentos e comissões, a fim de dar suporte ao desenvolvimento das atribuições eclesiásticas. Sob a direção de Deus e com a graça do Espírito Santo, a igreja experimentou vertiginoso crescimento em todas as suas frentes de atuação, tornando-se numa das maiores de todo o país.

Em dezembro de 2009, passou a presidência da igreja ao seu neto, Pastor Moisés Silvestre Leal, permanecendo como Presidente de Honra do Ministério e Presidente da Convenção Mineira, a COMADEMG.

Por Tiago Bertulino com informações da AD BH
e fotos do Pr. Antonio Carlos

Líder da CGADB, pastor José Wellington falando a Igreja



Da esquerda: Pastores, Anselmo Silvestre, José Wellington,
Moisés Silvestre e José Vieira Izidório
Pastores, Anselmo, Wellington, Moisés e Izidório