19 de jul. de 2011

Termina hoje comprovação de informações para matrícula da segunda chamada do Prouni

Candidato deve comparecer na instituição de ensino para qual foi aprovado

Termina nesta terça-feira (19) a comprovação de informações para a matrícula da segunda chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre. O candidato deve comparecer na instituição de ensino para qual foi aprovado.



Neste semestre, haverá somente uma etapa com três chamadas e a lista de espera. A segunda chamada foi divulgada no dia 12 de julho.

O que é preciso para se candidatar

Para se candidatar, é preciso ter tirado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 e não ter zerado a redação. As inscrições serão feitas pelo site do programa. O candidato não pode ter feito nenhum outro curso superior.

Além disso, o aluno precisa cumprir pelo menos um dos seguintes critérios:

• Ter feito todo o ensino médio na rede pública;
• Ter cursado em instituição particular, mas como bolsista integral;
• Ter feito parte do ensino médio na rede pública e parte na particular com bolsa integral;
• Seja portador de deficiência;
• Seja professor efetivo da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal (que só poderão usar a bolsa para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia).

Como são as bolsas

As bolsas integrais podem ser concedidas a quem tenha renda familiar mensal menor que um salário mínimo e meio. As parciais (25% e 50%) são destinadas àqueles que não tenham renda maior que três salários mínimos.

O que é o Prouni

O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Fonte: Uol