25 de fev. de 2012

Pastor Zézinho é jubilado e deixa liderança da AD em Ermelino

Pastor Dorival Mendes substitui o veterano líder na direção do Setor 31

Pastor José de Souza e Silva se despedindo da igreja ladeado pelo
pastor José Wellington Bezerra da Costa

Com 25 anos de ordenação pastoral, o pastor José de Souza e Silva, carinhosamente conhecido como pastor Zézinho, foi jubilado na noite de sexta feira, 17 de fevereiro, em concorrido culto no templo-sede da Assembleia de Deus, Ministério do Belém, Setor 31, Ermelino Matarazzo.



A cerimônia que também foi marcada pela chegada do novo líder do setor, pastor Dorival Mendes foi conduzida pelo presidente da Convenção Geral das ADs no Brasil - CGADB e líder do Ministério do Belém, pastor José Wellington Bezerra da Costa.

Todos os departamentos da igreja que estava sob os cuidados do pastor Zézinho há 8 anos o homenagearam, inclusive concedendo - lhe uma placa de honra ao Mérito Ministerial. Diversos líderes estiveram presentes para prestigiar o companheiro. Os pastores, José Wellington Costa Junior, vice-presidente do ministério, bem como o primeiro secretário, pastor José Pereira da Silva ressaltaram os resultados do abençoado ministério que tem o pastor Zézinho.


A vereadora Marta Costa, impossibilitada de estar na cerimônia, foi representada pelo irmão Ricardo Alberto, que entregou ao pastor Zézinho uma Moção Honrosa da Câmara Municipal de São Paulo pelos relevantes trabalhos prestados na AD por ocasião de seu Centenário. 

Trajetória do pastor José de Souza e Silva

O irmão José de Souza e Silva se converteu ao evangelho muito cedo, seus pais, Manoel Marinheiro da Silva e Maria Bernardina dos Anjos, após aceitarem a Jesus, também serviram ao Senhor até serem recolhidos a eternidade. Quando era adolescente, na fazenda de seu pai foi construído um templo da Assembleia de Deus, o dirigente da igreja durante a adolescência do pastor Zézinho não sabia ler, sendo assim, o jovem José o auxiliava na litura da bíblia para que o pastor pudesse pregar.

Natural da cidade de Bom Conselho (PE), o jovem José veio para São Paulo aos 17 anos, aqui conheceu sua esposa, Odomira, com quem veio a casar-se no dia 20 de julho de 1957, tendo 4 filhos e 3 netos. Foi batizado nas águas no dia 28 de junho de 1946, ordenado a Diácono em 01 de junho de 1969 e batizado com o Espírito Santo desde 28 de julho de 1958. Já em São Paulo, cooperando no Ministério da AD no Belenzinho, foi ordenado a presbítero no dia 02 de outubro de 1983, a Evangelista em 29 de setembro de 1985 e teve sua credencial trocada para de pastor no dia 02 de novembro de 1987.

Antes que a igreja de Ermelino fosse setor, pastor Zézinho já era bem atuante na região, dirigiu as congregações de Engenheiro Goulart por 2 anos e Vila Cisper por mais um ano, também foi maestro do coral em Ermelino por três décadas. Até chegar a ser o pastor setorial em Ermelino Matarazzo, onde liderava desde 2004, pastor Zézinho conduziu os setores de; Caieiras (25), por 5 anos e 6 meses; Jardim Itapema (33), 5 anos e 7 meses e Parada XV de Novembro (39), por 9 anos e 8 meses.

Durante sua atuação ministerial, pastor José de Souza e Silva realizou mais de 300 casamentos, apresentou cerca de 500 crianças, e indicou ao ministério centenas de obreiros para serem consagrados. Pastor Zézinho deixa a liderança do Setor 31 sendo homenageado e querido desde as crianças até os obreiros mais velhos do setor.

A Assembleia de Deus em São Paulo, Ministério do Belém, na pessoa de seu presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa agradeceu ao pastor Zézinho por sua dedicação e fidelidade a Obra do Senhor nesta grande cidade, em todos os lugares por onde passou ''os passos do irmão José jamais serão apagados, o que foi construído para o Reino de Deus através das mãos deste santo homem de Deus e de sua esposa, irmã Mira esta tudo registrado por Deus, resta agora a nós, o ministério, cuidarmos deste ancião lhe garantindo tudo o que lhe é devido e merecido" afirmou o presidente.

Por fim, o pastor José Wellington apresentou a igreja o novo pastor que ficará a frente do setor; o pastor Dorival Mendes dos Santos, que há quase 5 anos estava a frente da igreja no bairro de Vila Gumercindo, Zona Sul de São Paulo.

Pastor Dorival chega ao setor com sua esposa, irmã Lucília e toda família, em sua breve palavra de saudação, o novo líder afirmou a igreja que "estamos aqui para servir ao Senhor; submetidos ao nosso Ministério, honraremos o que tem feito o pastor Zézinho e continuaremos fazendo o que for necessário para o crescimento da obra de Deus" finalizou. O pastor José Pereira orou pelo pastor Dorival e sua família que foi empossado pelo pastor José Wellington.


Por Tiago Bertulino
texto e fotos


Pastor Daniel entrega placa de honra ao Mérito ao pastor
Zézinho em nome de todo setor
Pastor Zézinho e Pastor Daniel

Irmã Lucília sendo recebida pelas irmãs
Irmã Mira também foi homenageada pelo Círculo de Oração
O templo Sede em Ermelino ficou super lotado
Pastor Presidente, José Wellington Bezerra da Costa
Orquestra da Sede conduziu a igreja nos louvores
Um coral com mais de 150 irmãs louvou ao Senhor
Todas as irmãs agradeceram a Deus pelos 8 anos que estiveram
sob a liderança feminina da irmã Odomira, esposa do Pr. Zézinho
Pastor Wellington Junior ressaltou a autoridade moral e espiritual
do ministério do pastor Zézinho


O Cp. Ricardo Alberto homenageou o pastor Zézinho em
nome da vereadora Marta Costa 
Pastor José Pereira, líder da AD em Itaquera e 1º secretário
do Ministério ressaltou a vida digna do pastor Zézinho e sua esposa

Pastor Dorival Mendes e pastor José de Souza e Silva




Pastor Zézinho foi homenageado pelas Crianças, adolescentes,
jovens, círculo de oração e obreiros
Emocionado, pastor Zézinho não conteve as lágrimas

Pastor Dorival sendo apresentado a igreja pelo pastor
José Wellington
Pastor Dorival que deixou a liderança em Vila Gumercindo
assumiu o setor 31


Da esquerda: Pastores, Dorival Mendes; José de Souza, José Wellington,
José Pereira e Bráz Vírginio