6 de fev de 2013

Não perca tempo com críticos




1. Uma pessoa crítica é alguém que nada vê de bom no que você faz. Como poderiam aqueles que criticavam a Jesus não terem ouvido ou visto Seu ensino poderoso e milagres? Uma pessoa crítica não vê nada de bom no que você faz. É assim que partidos políticos na oposição se comportam. Não importa o que, eles não veem nada de bom no partido governista.

2. Pessoas críticas são frequentemente pessoas frustradas, que fracassaram na vida. A frustração cria amargura. A amargura se manifesta pela crítica.

3. Pessoas críticas são frequentemente desapontadas e desiludidas com suas vidas pessoais. Não esqueça de perguntar alguma coisa a respeito daquele que mais o critica. Vocêficará assombrado em descobrir que ele ou ela é um indivíduo imoral, mentiroso e ladrão.




4. Pessoas críticas são frequentemente pessoas que constroem suas vidas destruindo os outros. Essas pessoas não são bem sucedidas em nada. Tudo o que fazem é puxar alguém para baixo de seu nível de não realização.

5. As pessoas críticas frequentemente não vivem muito. A Bíblia é muito clara neste princípio. Se você ama a vida, guarde sua boca de dizer coisas erradas. "Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano" (1Pedro 3.10).

6. As pessoas críticas frequentemente têm problemas psicossociais. Tais pessoas são frequentemente rejeitadas e não amadas, não tiveram o amor de um pai ou mãe. Suas críticas são frequentemente um grito por atenção.

7. Jesus não respondeu aos seus críticos. Jesus respondeu à fome e à sede das multidões, mas não ao ódio dos seus inimigos. "E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém. E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal. E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia. E estavam os principais dos sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência" (Lucas 23.7-10).

8. As críticas são parte do ministério. Não há ministério sem crítica. Jesus era perfeito. Se Ele foi criticado, acusado e assassinado, o que você pensa que acontecerá a alguém como você, que nãé perfeito?

9. Nãé possível ministrar sem acusação. É parte do pacote. Jesus prometeu recompensas com perseguição. "Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna" (Marcos 10.30).

10. Alguém disse: "a crítica é o gargarejo mortal de um não realizador". Pense a respeito disso!

11. Eu não conheci um indivíduo crítico que seja uma boa pessoa. A crítica parece um sintoma de muitos males guardados dentro de um indivíduo. As pessoas que são contaminadas e incrédulas veem impurezas em tudo. "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados" (Tito 1.15).

12. As pessoas críticas estão frequentemente tentando envolvê-lo em uma discussão ou um debate. Não se engane. Satanás quer suas emoções revoltas por causa de acusações e críticas incríveis.

13. Pessoas críticas estão frequentemente tentando pegá-lo em suas palavras. Críticos são cheios de suspeição. Eles suspeitam de você com todos os tipos de males. Eles querem mais evidência para justificar suas suspeitas.

14. Você pode aprender alguma coisa de seus críticos. Seus amigos não são inclinados a apontar seus erros. Seus inimigos são mais inclinados a ampliar seus erros em uma tentativa de rebaixá-lo. Vale a pena anotar o que eles dizem para que você possa fazer os ajustes necessários.

15. Inimigos não fazem críticas construtivas. Seu inimigo não está tentando erigir (construir) sua vida. Como poderia dar-lhe alguma coisa "construtiva"? Nãé errado rotular tudo o que vem a você de seu inimigo como destrutivo. Decida obter sabedoria e direção dessa crítica perigosa sem ser contaminado.

16. Recuse escutar certas críticas porque elas são flechas de acusação cuja intençãéferir seu coração. Guarde seu coração com toda a diligência porque dele fluem os assuntos da vida.

17. As pessoas críticas são frequentemente ignorantes. Muita crítica é baseada em informação incompleta. Muitas pessoas críticas são ignorantes.

18. As pessoas críticas são frequentemente inexperientes. Muita crítica vem da boca de homens de palha. Eles são homens sem substância. Eles não tem conhecimento nem experiência.

19. As pessoas críticas ministram veneno que se espalha àqueles que o ouve. As pessoas que lhe criticam frequentemente odeiam você profundamente. Elas querem que outros o odeiem também.

Fonte: Coisas que todo líder deveria saber sobre crítica e pessoas críticas. Dag Heward-Mills. A arte da liderança. Editora Parchment House Publishers.