6 de fev. de 2013

UNEMAD celebrará 20 anos durante 41ª AGO da CGADB

Conheça a história do Órgão Feminino da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB


De 08 a 12 de abril de 2013, acontecerá em Brasília (DF), a 41ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, são cinco dias, de intensas atividades, onde mais de 20 mil pastores estarão reunidos, tratando do bom andamento da obra do Senhor em todo Brasil.

Paralelamente a todos os encontros Convencionais da CGADB, acontecem também o Encontro da UNEMAD, o que é a UNEMAD? União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus, órgão responsável por unir e envolver as esposas de pastores filiados a Convenção Geral em todo país.



A UNEMAD foi criada em 1993, na Assembleia Geral que ocorreu no Grande templo da AD em Cuiabá, Mato Grosso, quando presidia a CGADB o pastor Sebastião Rodrigues de Souza; Em 2013, o órgão completa 20 anos, tendo como coordenadora geral, a irmã Wanda Freire da Costa, esposa do atual presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa.

Conheça a história da UNEMAD

Dicionário do Movimento Pentecostal
Isael de Araujo

UNIÃO NACIONAL DE ESPOSAS DE MINISTROS DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS (UNEMAD)

Durante a realização da Convenção Geral da CGADB de 1993, em Cuiabá (MT), a União Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus (Unemad) foi oficializada como novo órgão da CGADB.

As esposas de ministros já vinham tendo reuniões paralelas às sessões convencionais da CGADB desde a AGO de 1985, em Anápolis (GO), sob a liderança de Iracilda Costa. Na Convenção Geral de Salvador (BA), em 1987, foram realizadas apenas duas reuniões, orientadas por Iracilda Costa.

Narra o Mensageiro da Paz:
Diversas líderes fizeram uso da palavra. As irmãs Elza Brooks e Antonieta Rosa falaram de suas experiências com a pregação do Evangelho e a realização de encontros femininos. A irmã Marina da Silva Soares, de Campinas (SP), teceu considerações sobre o trabalho social de sua igreja, onde foi recentemente criado o Centro Infantil Marina da Silva Soares, que hospeda 80 crianças em regime de creche e pré-escola. Já a irmã Ester Vergniano falou das atividades das mulheres da sua igreja, no Brás (SP), onde, entre outras coisas, são responsáveis pelo lar dos velhos desamparados. (...) Foram encontros positivos que revitalizaram a fé das esposas dos pastores e permitiram a elas um bom aproveitamento do seu tempo em Salvador.

Em 1993, a diretoria da Unemad ficou composta das seguintes esposas: Wanda Freire da Costa, presidente; Nilda de Paula Souza, 1ª vice-presidente; Rosita Alves, 2ª vice-presidente; Edna Veiga, 1ª secretária; Selma Goulart Seixas, 2ª secretária; Elizabeth da Silva, 1ª tesoureira; Railda Siqueira, 2ª tesoureira; Ester Gouveia, secretária-adjunta.

O objetivo fundamental da Unemad, destacado em sua fundação, é “congregar as esposas de ministros, visando mais confraternização e troca de experiências nas diversas áreas de atuação da mulher como parte essencial do ministério pastoral”.

Ao ser empossada presidente da Unemad, Wanda Freire Costa, esposa do pastor José Wellington Bezerra da Costa, afirmou: “Agora, as irmãs não ficarão mais ociosas durante as convenções. Todo tempo será investido em palestras, estudos bíblicos, intercâmbio de experiências e confraternização”.

Mais de 200 esposas de ministros estiveram reunidas paralelamente à Convenção Geral, em um salão localizado na parte superior do Grande Templo. Os preletores desse encontro foram o pastor Antonio Gilberto da Silva e a psicóloga Léa Costa, que, nessa época, era missionária nos Estados Unidos com seu marido, pastor Paulo Roberto Freire da Costa.

Fontes: DANIEL, Silas. História da Convençăo Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª edição, 2004, convenções 1985, 1987, 1993, 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003; Mensageiro da Paz, CPAD, fevereiro 1997; janeiro 1997; fevereiro 1994; novembro 1994; Mulher, Lar & Família Cristă, CPAD, nº 13, 2002, pp. 18-20; Obreiro, CPAD, nº 61, 1993, p. 44.

Além de meditarem na palavra de Deus em seus encontros, ouvirem testemunhos inspiradores, enquanto os pastores estão reunidos em Assembleia Geral, as suas esposas estão orando para que o Senhor abençoe em tudo os trabalhos da Convenção.

Para este ano, a irmã Wanda Freire esta convidando não só as esposas de Pastores, mas as mulheres do Círculo de Oração de todas as nossas Igrejas a estarem orando em prol da 41ª AGO, veja abaixo o convite: 

Convite a Oração em prol da 41ª AGO da CGADB
Esposas de Pastores reunidas durante AGO de 2011 em Cuiabá
Irmã Wanda Freire da Costa, Líder da UNEMAD