3 de mai. de 2012

Pastor Braz é Jubilado e Setor 12 é dividido em dois, formando o Setor 57

Setor 12 terá nova Sede em Cotia (Centro) e Caucaia do Alto agora será Setor 57 tendo como Sede a antiga Sede do Setor 12 

Pastor José Wellington, Pastor Braz e Família

O templo-sede da Assembleia de Deus, Ministério do Belém em Cotia (SP), Setor 12, localizado no distrito de Caucaia do Alto, na noite de terça feira, 1 de maio, foi palco de um momento histórico e singular da trajetória da igreja. Após 19 anos na região, o pastor Braz Virgínio Dias pediu jubilação e foi substituído na liderança do setor.



Pastor Braz é casado com a irmã Lucy Dias e tem 3 filhos, a irmã Lucimara, pastor Misael Dias que o auxiliava no Setor 12 e pastor Gerson Dias que serve ao Senhor como missionário nos Estados Unidos.

Em sua trajetória ministerial, pastor Braz tem uma longa folha de serviços prestados a obra do Senhor no Ministério do Belém. Dirigindo igrejas há quase 45 anos, pastor Braz antes de assumir Cotia trabalhou na zona leste da capital, São Miguel Paulista, Setor 2 ao lado do pastor Manuel Luiz Bezerra, de quem foi auxiliar por 5 anos, ainda em São Miguel, além de dirigir diversas congregações, construiu o belo templo em Jardim dos Ypês que foi inaugurado em 1986.

Por determinação do ministério, na década de 90, assumiu como presidente a AD Pacaembu, interior do estado, permanecendo la por 8 meses; em 90 foi empossado pela diretoria da igreja como pastor setorial em Caieiras, Setor 25 onde trabalhou por 2 anos e 7 meses até assumir em setembro de 1993 o Setor 12, Cotia. Após quase 19 anos de trabalho, pastor Braz entrega o setor com 35 congregações, diversos templos próprios e outros em construção.

O culto de jubilação foi conduzido pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, todos os departamentos da igreja homenagearam ao pastor Braz e toda sua família. Uma placa de mérito ministerial foi entregue ao líder pelos 19 anos de trabalhos dedicados ao Setor 12.

Um momento marcante do culto, foi quando o pastor Misael Dias, filho do pastor Braz teve a oportunidade de falar a igreja. Em lágrimas e muito emocionado ele relembrou momentos difíceis da família e a primeira igreja que o pastor Wellington designou seu pai para assumir, frisando que, a partir daquele dia, a vida da família nunca mais foi a mesma, pois estavam com a bênção do pastor presidente. Pastor Misael agradeceu em nome da família a confiança do ministério, o respeito e companheirismo de todos durante o tempo em que seu pai estivera a frente da igreja presenteando ao pastor presidente com um quadro que o mesmo fizera com uma foto de seu pai e o pastor presidente em 1986.

Divisão do Setor, transferência da Sede do Setor 12, Criação do Setor 57 - Caucaia do Alto e Posse de Novos Pastores

O Setor de Cotia (12), até a jubilação do pastor Braz, era composto pela Sede no bairro de Caucaia do Alto, distante 18km do centro da Cidade e mais 33 congregações. Observando o número de habitantes e a extensão territorial da região, o ministério da igreja, sob a liderança do pastor José Wellington decidiu que, o Setor 12 deveria ser dividido em dois.

Com a divisão, surge então o mais novo setor do ministério, 57 - Caucaia do Alto (SP). O templo que servia como sede de todo setor 12, a partir de 1 de maio, passa a ser a Sede do Setor 57, que fica com as congregações de: 1 - Sede Caucaia do Alto, 2 - Água Espraiada, 3 - Capelinha, 4 - Carmo Messias, 5 - Jd. das Oliveiras, 6 - Pq. do Agreste, 7 - Marco Polo, 8 - Jd. Monte Verde, 9 - Morro Grande, 10 - Pununduva e 11 - Tijuco Preto.

Para ser o líder deste novo setor, foi empossado também pelo pastor presidente, o pastor Claudinei Fernandes que até então trabalhava no Setor 5 - Osasco, servindo como auxiliar do pastor José Amaro da Silva.

O Setor 12, permanece Cotia, porém, não mais com sede em Caucaia do Alto, o templo que servirá a partir de agora como Sede do Setor 12, esta localizado no centro da cidade e era chamado de congregação Cotia-Centro, que ha alguns anos estava sob a direção do pastor Otoniel Rodrigues que recebeu os agradecimentos do pastor presidente pelo tempo que esteve a frente da congregação.
Para estar a frente do Setor 12, substituindo ao pastor Braz, o ministério apresentou o pastor Paulo Magalhães Rodrigues, que além de ser o diretor executivo do Ceifeiros em Chamas, órgão de conscientização missionária da CONFRADESP estava desde maio de 2004 liderando o Setor 25 - Caieiras.

Em sua nova formação, o Setor 12 permanece com as congregações: 1 - Sede Cotia Centro, 2 - Pq. Alexandre, 3 - Atalaia, 4 - Jd. Claudio, 5 - Jd. Cotia, 6 - Jd. das Graças, 7 - Jd. do Engenho, 8 - Granja Viana, 9 - Jd. Isis, 10 - Lageado, 11 - Jd. Leoner, 12 - Pq. Miguel Mirizola, 13 - Pq. Mirante da Mata, 14 - Pq. Morro Grande, 15 - Jd. Nova Vida, 16 - Jd. Panorama, 17 - Recanto Suave, 18 - Pq. Rincão, 19 - Jd. Sandra, 20 - Pq. Sta. Rita, 21 - Pq. São Victor, 22 - Jd. São Vicente, 23 - Pq. Turiguara.

O pastor presidente agradeceu a Deus pelo bom andamento que teve o Setor de Cotia sob a liderança do pastor Braz que, afirmando que pastor Braz jamais terá seu trabalho esquecido, devendo sempre ser honrado e respeitado por todo ministério, juntamente com sua família.


Ao falar sobre a divisão do Setor, pastor Wellington frisou que seu desejo é que os dois cresçam ainda mais com os novos líderes. O líder relembrou a trajetória de grandes homens de Deus que estiveram a frente da igreja na região que no ano passado completou 50 anos, frisando que a igreja em Cotia sempre foi pujante e crescente. Pediu aos irmãos que como honraram e trabalharam com o pastor Braz, que estivessem ao lado dos pastores Paulo Magalhães e Claudinei.


A irmã Noêmia que estava na liderança do círculo de oração do Setor 12, homenageou as irmãs Wanda Freire, Luci Dias, Rosana Fernandes e Lourdes Rodrigues, dignas esposas dos pastores, José Wellington, Braz Virgínio, Claudinei e Paulo. Diversos lideres do ministério prestigiaram a reunião. O culto foi encerrado em clima bastante alegre com a bênção impetrada pelo pastor presidente.

Pastor Presidente, José Wellington conduziu o culto de jubilação,
divisão do setor e posse dos novos pastores
Pastor Wellington agradecendo ao pastor Otoniel que dirigia a
congregação Cotia-Centro que passa a ser a Sede do Setor 12
Pr. Paulo Magalhães, novo líder do Setor 12 cumprimenta o Pr. Otoniel
que estava a frente da congregação Cotia-Centro.
Pastor Wellington apresentando pastor Claudinei como pastor do
novo Setor 57 - Caucaia do Alto (SP)
Pastor Braz, irmã Luci e família recebendo a
oração da igreja
Irmã Noêmia presenteando e agradecendo a irmã Luci pelo
tempo que esteve na liderança em Cotia
Pastor Misael Dias auxiliava pastor Braz no Setor 12,
permanece como pastor Auxiliar no Setor 57 
Da esquerda: Pastores, José Wellington, Braz Virgínio e Paulo Magalhães
Pastor Misael agradecendo e presenteando ao pastor presidente em
nome da família Virgínio Dias

Pastor Misael presenteando pastor Braz em
nome de todo Setor 12
da esquerda: Pastor Braz (Jubilado), Paulo Magalhães, novo líder do
Setor 12 e Claudinei novo líder do Setor 57
Pastor Claudinei e família sendo apresentados
O templo esteve super lotado
Irmã Rosana, esposa do pastor Claudinei
sendo homenageada pela irmã Noêmia, líder
do Círculo de Oração em Cotia
Irmã Lourdes e esposo, pastor Paulo Magalhães
Pastor Wellington orando dando posse ao pastor Paulo Magalhães
Irmã Lourdes sendo homenageada pelas irmãs
de Cotia

Pastor Wellington recebendo flores pela irmã Wanda Freire que não
pôde estar presente
Da esquerda: Pastores, Paulo Magalhães (Setor 12),  José Amaro (Setor 5),
José Wellington (Presidente), Braz (Jubilado) e Claudinei (Setor 57) 
Antigo templo-sede do Setor 12 será a Sede do novo
Setor 57 - Caucaia do Alto