15 de set. de 2011

Miss Universo 2011: Resposta da Miss Filipina Custou a Coroa Por Falar de Deus?

Miss Universo 2011 Filipinas Shamcey Supsup
A Miss Filipina Shamcey Supsup ficou em quarto lugar no concurso de Miss Universo 2011, em São Paulo, Brasil – uma decisão que gerou debate sobre se a resposta de “Amo meu Deus” de Supsup custou a sua coroa.

A juíza Vivica A. Fox perguntou à Supsup durante as seção de perguntas e respostas se ela mudaria sua religião para se casar com a pessoa que ela amasse. Supsup respondeu:

“Se eu tiver que mudar minhas crenças religiosas, eu não casaria com a pessoa que eu amo porque a primeira pessoa que eu amo é Deus que me criou e eu tenho minha fé e meus princípios e isso é o que me faz ser quem eu sou”.
.
.
Ela acrescentou, “E se essa pessoa me ama, ele deve amar meu Deus também”.

Supsup foi uma favorita no concurso, estando em segundo na classificação de maiô e nos votos do vestido da noite dos fãs.

Seu quarto lugar fez muitos se questionarem se suas crenças religiosas tiveram influência na decisão dos juízes.

Alguns comentaristas sobre a colocação final de Supsup sugeriram que sua resposta pode ter custado sua coroa, num artigo da GMA News Online, um site de notícias para a rede de televisão das Filipinas GMA-7.

Kaline Cordova disse, “Ela deu uma resposta maravilhosa sendo verdadeira sobre ela mesma e sua cultura. As pessoas não entendem porque eles não reconhecem o passado cultural do qual os filipinos vieram”.

“Mas não é sua resposta cheia de ironia e um significado de dois gumes?” perguntou Octavius Ceasar. “é (sic) cheio de ignorância de Deus... pobre mulher, ela deveria ter recebido uma questão diferente, eu ficaria bem impressionado... MAS, ela foi maravilhosa, sim, ela ainda deveria ter ganho”.

No entanto, nem todos concordaram que a posição cristã firme de Supsup foi algo bom.

Um outro comentarista, Johnpaulreyes, disse, “Engraçado quão aceito é ser orgulhoso dessa religião... como isso separa uns dos outros”.

Entretanto, a maioria dos fãs concordaram com a ícone da mídia Oprah Winfrey que disse que Supsup “merecia ganhar” e foi uma desvantagem porque as outras concorrentes tiveram intérpretes e Supsup, que respondeu em Inglês, não teve tempo adequado para suas respostas.

“Eu tenho reservas com os resultados. Se a única base é a parte de perguntas e respostas, depois de ter sido baixado para 5, a Miss Filipina merecia ganhar. O que a fez diferente do resto é que ela não teve segundos para repensar sua resposta, por não ter um intérprete para quebrar o gelo. O resto das candidatas tiveram seus intérpretes e segundos para pensar em suas respostas. Com as mãos para baixo, a candidata das Filipinas respondeu direto ao ponto”, disse Winfrey, de acordo com a NBC News.

Supsup falou sobre os resultados do concurso ao ABS-CBN news:

“Nós não somos juízes lá, e eu aceitei o fato de ficar em quarta colocação e eu já estou feliz. Eu acho que devo ficar feliz também pela Miss de Angola por ela ter ganho, e penso também que ela mereceu a coroa”.

Ela acrescentou, “Em uma competição há [sempre] um ganhador. Alguém irá perder, alguém irá ganhar. Você deve aceitar as coisas como elas são. Eu penso que é isso o que faz o ganhador, não somente a coroa”.